Se o corpo humano fosse um país, o sistema imunológico seria o exército. É o sistema imune que reage à invasão de vírus, fungos e bactérias. Quando a defesa do corpo está funcionando bem, e a não ser que o invasor seja muito perigoso, o sistema de defesa dá conta de controlar a situação, sozinho. Outras vezes, uma ajuda pode ser necessária para reagir e debelar a infecção. Nesses casos, os médicos sabem o que fazer para ajudar o organismo a se reestabelecer. Nos dois casos, quanto mais fortalecida estiver a imunidade do organismo, mais fácil será a resolução do problema. Então, se reforçar a imunidade é importante, que tal relembrarmos um pouco das atitudes que podem deixar nosso exército, quer dizer, nossa imunidade mais forte?
Sinais de imunidade baixa
Se você começar a reparar na ocorrência frequente de determinadas infeções, vale a pena consultar um clínico especificamente para investigar como anda seu sistema imunológico. Na correria do dia-a-dia nem percebemos que em um ano podemos ter várias infecções evitáveis. Então, anote na sua agenda quando ocorrer determinadas infecções, e comente com seu médico. Vamos listar aqui algumas doenças que podem ser indicadores de baixa imunológica:
• Gripe frequente e/ou que demora a passar
• Herpes
• Otite
• Infecção intestinal frequente e/ou por mais de 2 semanas
• Faringite
• Amigdalite
• Candidíase
• Olhos secos
• Náuseas e vômitos
• Cansaço sem explicação
• Queda acentuada de cabelo
Fique de olho nos sintomas e não hesite em procurar um médico!
Alimentos que aumentam a imunidade
Uma das maneiras mais eficientes e práticas para aumentar a resposta imune do corpo é a alimentação. São alimentos palatáveis, encontrados em qualquer supermercado, portanto não existe motivo para não inserir pelo menos alguns deles na alimentação regular. Vamos aqui listar alguns, que, além de ajudarem na imunidade, são deliciosos?
• Alho > boa quantidade dos nutrientes selênio e zinco, que ajudam a evitar resfriados.
• Cebola > tem quercitina, que potencializa a função imune.
• Castanha-do-pará > tem selênio, que é antioxidante e reforça o sistema imune.
• Iogurte > os probióticos reforçam a flora intestinal, ajudando a imunidade.
• Gengibre > tem vitamina B6 e C, e tem função bactericida.
• Shitake > tem lentinana, que estimula a produção de células de defesa.
Imunidade e exercícios físicos
A atividade física, de uma maneira geral, depende das condições clínicas e de mobilidade e impacta em como o corpo funciona. Durante qualquer atividade física, os sistemas muscular, metabólico e imunológico funcionam de forma coordenada. Dependendo da intensidade da atividade física, o impacto no sistema imune é diferente. Vamos ver?
Imunidade & prática intensa de exercícios
Logo após a prática intensa de exercícios, ocorre a chamada "janela aberta". Nesse período, as defesas do organismo ficam com capacidade reduzida de reagir e o corpo fica sujeito à invasão e proliferação de bactérias e vírus. Por isso, é importante o descanso adequado e também tomar banho cerca de 15 minutos após a atividade. Antes disso, o corpo ainda não regulou a temperatura, mas deixar passar muito tempo pode ser anti-higiênico e propiciar a ocorrência de gripes, por exemplo. Quem pratica exercícios pesados precisa de acompanhamento nutricional, muitas vezes sendo ideal a suplementação alimentar para ajudar a compensar essas janelas abertas às infeções. É interessante lembrar que as crianças não fazem esporte de performance, mas elas podem ficar igualmente exaustas por correr além da conta, por andar por longos períodos, ou ficar muito tempo sem dormir.
Imunidade & prática moderada de exercícios
Ao contrário da prática intensa, a prática moderada e regular de exercícios é muito benéfica para o sistema imunológico. Ela vai proporcionar que o sistema imune tenha uma resposta mais rápida aos invasores. Praticar exercícios moderados regulares ajuda muito a imunidade, ao longo da vida. Entretanto, é bom lembrar que, dependendo do invasor — como no caso do SARS-CoV-19, por exemplo — fazer exercícios não diminui a chance de contágio. Para isso, contamos apenas com vacina, máscara e distanciamento.
Hábitos que fragilizam a imunidade
O organismo é um ente único. Quando ele é submetido a frequentes situações de desequilíbrio, isso acaba resultando em problemas. O tabagismo, a alimentação desregrada, ingestão frequente de álcool, sono insuficiente ou de má qualidade, stress, tudo isso pode ter impacto negativo na imunidade. Não é um dia de exageros que vai causar problemas, mas sim, os hábitos a longo prazo. Se você quer ter a imunidade melhor a saúde fortalecida e menos tempo lidando com infeções que teriam sido plenamente evitadas, nossa sugestão é que você desenhe sua rotina considerando hábitos bons para a imunidade. O tabagismo, por exemplo: não é nenhuma novidade que é prejudicial para o corpo em muitos níveis. Quem quer planejar um futuro saudável, precisa considerar seriamente abandonar o tabagismo, caso o pratique.
Passos essenciais para reforçar a imunidade
Como pudemos ver, não tem mágica, aumentar a imunidade é tarefa para o dia a dia. Abra mão do que faz mal e reforce hábitos positivos, como alimentação equilibrada e esporte regular e moderado. Alimente-se bem com foco na imunidade. Considere com seu médico a suplementação, para não deixar a peteca da imunidade cair. Puravit Imune é um suplemento à base de betaglucana Wellmune, que contém vitaminas e minerais voltadas para o aumento da resposta imune e a vit D que vem demonstrndo ser uma poderosa arma, prinicpalmente nas innfecções das vias aéreas doses de 1000 e 2000 UI no DPREV todo dia . Unizinco contém o zinco em quantidade elementar considerável na formulação, que além de ser um importante aliado nos episódios de diarreia e um mineral associado à ativação do sistema imune, também.
Referências
https://www.biologianet.com/genetica/imunidade.htm
https://www.minhavida.com.br/temas/imunidade
https://my.oceandrop.com.br/dicas-para-aumentar-imunidade-baixa/
https://www.tuasaude.com/como-aumentar-o-sistema-imunologico/
https://www.tuasaude.com/sintomas-de-imunidade-baixa/
https://www.clinicaceu.com.br/blog/dicas-para-fortalecer-a-imunidade/
https://www.hipolabor.com.br/blog/como-funciona-a-imunidade/
https://saude.abril.com.br/tudo-sobre/imunidade/