Início Myralis Class Artigos vitamina d: estudos apontam a relação com a covid-19

Vitamina D: estudos apontam a relação com a covid-19

Além de ser essencial para a manutenção da saúde dos ossos e da massa muscular, a Vitamina D também está associada à imunidade do nosso organismo.

Dada a sua grande representatividade como imunomodular em nosso organismo, este pró-hormônio tem sido vastamente relacionado a ações contra o vírus Sars-Cov-2, principalmente quando o paciente apresenta deficiência de vitamina D, na qual está correlacionada maior morbidade e até mesmo mortalidade nestas condições.

Para discutir esta causalidade, em 2020, foi realizada uma pesquisa no Hospital Israelita Albert Einstein, a partir de um estudo coordenado pelo geriatra e professor Dr. Alberto Frisoli, que analisou a relação entre a deficiência de vitamina D e a incidência de contaminação por COVID-19, em idosos.

Segundo os dados avaliados a partir de uma amostra de 200 participantes, foi observada uma correlação entre a deficiência de vitamina D e um quadro mais grave da doença.

A relação entre a deficiência de vitamina D e a COVID-19

De acordo com os resultados do estudo realizado por Frisoli, os idosos que fizeram a ingestão diária do nutriente apresentaram evolução positiva ao tratamento da doença, com menor índice de comorbidades e/ou taxa de mortalidade. No entanto, pacientes que apresentavam níveis deficitários de vitamina D no organismo tiveram o sistema imunológico comprometido.

Nestes últimos casos, a associação para internação prolongada, necessidade de alocação em UTI e desenvolvimento de doenças renais esteve diretamente relacionada ao déficit da vitamina D.

Segundo o pesquisador, a maioria dos pacientes que evoluíram para óbito tinham baixos níveis séricos de vitamina D, o que está associado à modulação de substâncias inflamatórias, como a interleucina 6.

De acordo com uma revisão sistemática realizada por Bassatne et al (2021), as taxas de gravidade e mortalidade da doença devido à infecção por COVID-19 são maiores em pacientes idosos e com doenças crônicas, populações com alto risco de deficiência de vitamina D. A vitamina D desempenha um papel importante na função imunológica e na inflamação.

A vitamina D e a proteção viral

A vitamina D é um hormônio produzido a partir da absorção do dehidrocolesterol da proteína 7 (7-DHC) que é ativada com a interação dos raios ultravioletas B (UVB) pela pele. 

A vitamina D também atua no sistema imunológico, criando barreiras de defesas para os microrganismos patogênicos, evitando infecções bacterianas e virais ou, em alguns casos, auxiliando na recuperação destas infecções de forma mais rápida e eficiente.

Ela ainda reduz o risco de infecções e, através da melhora da resposta imune inata do organismo, criando interleucinas e ativando as células de defesa de uma forma mais abrangente, além de auxiliar na proliferação das células de defesa.

Evidências da ação da vitamina D contra COVID-19

Desde 2007, estudos randomizados apoiam as hipóteses de que a vitamina D oferece efeitos protetores contra infecções respiratórias agudas. Os resultados demonstram, por exemplo, que a deficiência da vitamina D aumenta o risco de pneumonias.

Estudos observacionais sugerem que a vitamina D desempenha um papel na prevenção da infecção aguda do trato respiratório. Com isso, a suplementação de vitamina D pode estar associada a melhores desfechos clínicos, especialmente quando administrada após o diagnóstico de COVID-19. 

Em 2020, com a rápida transmissão mundial da COVID-19, um estudo observacional italiano mostrou que grande parte dos pacientes infectados pela COVID-19 tinham níveis de vitamina D deficitários no organismo. A partir de então, os médicos passaram a direcionar o foco para as ações da vitamina D no auxílio da prevenção contra a COVID-19.

Manifestação severa da COVID-19

O vírus Sars-CoV-2 pode infectar qualquer indivíduo. Em casos em que o paciente não apresenta baixa imunidade, o desfecho da doença pode ser menos relevante, com infecções leves. No entanto, em alguns pacientes, o vírus mostra uma rápida ação que pode replicar e aumentar o processo inflamatório no trato respiratório. 

Estudos in vitro realizados antes da pandemia apontavam para o importante papel da vitamina D no processo de homeostase respiratória local, promovendo a secreção de peptídeos que interferem na replicação dos vírus respiratórios.

Mecanismos de uso da vitamina D contra a COVID-19

Estudos avaliam possíveis correlações entre a deficiência de vitamina D e a infecção grave por COVID-19. Afinal, os estudos apontam que 85% dos pacientes contaminados pelo vírus apresentaram o quadro de hipovitaminose D. 

Os dados recolhidos sugerem que a vitamina D pode ajudar na produção de respostas imunológicas, criando condições que são desfavoráveis para a propagação do vírus Sars-CoV-2 no organismo, podendo reduzir as manifestações de quadros mais graves da COVID-19.

Considerações finais

A partir de experimentos é possível determinar que o uso da suplementação profilática da vitamina D pode reduzir o risco de infecções agudas das vias respiratórias em pacientes infectados pelo vírus Sars-CoV-2.

Os estudos apontam que a severidade da doença pode estar relacionada ao déficit de vitamina D no organismo destes pacientes. Portanto, é recomendado o uso da suplementação de vitamina D na população para alcançar os níveis desejados de 25OHD.

Referências:

Nurshad, A. Role of vitamin D in preventing of COVID-19 infection, progression and severity. Journal of Infection and Public Health. Vol.13, Issue 10, October 2020, Pages 1373-1380.

Annweiler, C.; Cao, Z.; Sabatier, J. Ponto de vista: Devem os pacientes COVID-19 ser suplementados com a vitamina D? Maturitas 140. 2020. 24-26.

Bassatne, A.; Basbous, M.; Chakhtoura, M.; Zein, O. E.; Rahme, M.; Fuleihan, G. E. The link between COVID-19 and Vitamin D (VIVID): A systematic review and meta-analysis. Metabolism. Volume 119, June 2021, 154753. Elsevier.

Pal, R.; Banerjee, M.; Bhadada, S. K.; Shetty, A. J.; Singh, B.; Vyas, A. Vitamin D supplementation and clinical outcomes in COVID-19: a systematic review and meta-analysis. Journal of Endocrinological Investigation (2021).

Pham, H.; Rahman, A.; Majidi, A.; Waterhouse, M.; Neale, R. Acute Respiratory Tract Infection and 25-Hydroxyvitamin D Concentration: A systematic Review and Meta-Analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, 2019, 16(17), 3020.

 

vitamina dcovid infectologia