Probióticos: quais são os benefícios e como usarOs probióticos são microrganismos vivos, bactérias ou leveduras, que quando consumidos em quantidades adequadas conferem benefícios à saúde. Eles podem auxiliar na absorção de nutrientes, facilitar a digestão e até mesmo fortalecer o sistema imunológico.
14/09/2021
O uso do macrogol na constipaçãoA constipação, popularmente conhecida como “intestino preso” e “prisão de ventre”, é caracterizada pela dificuldade constante ou eventual de eliminação das fezes, geralmente acompanhadas de sensação de desconforto e distensão abdominal. Trata-se de um sintoma e não de uma doença específica. No entanto, em alguns casos, pode indicar alguma manifestação de doença e necessitar de investigação para o diagnóstico. O uso de macrogol para o tratamento da constipação intestinal pode ser indicado para alívio dos sintomas e do desconforto causado pela prisão de ventre.
O uso de macrogol para o tratamento da constipação intestinal pode ser indicado para alívio dos sintomas e do desconforto causado pela prisão de ventre.
A constipação pode acometer as pessoas em todas as fases da vida. Períodos breves de constipação são normais, mas devem ser observados de perto quando se estendem por tempos prolongados.
06/07/2021
Probióticos e prebióticos, o que são e como podem nos beneficiarÉ cada vez mais normal ouvirmos a palavra probiótico, já a palavra prebótico, é muito menos evidenciada, porém já tem se falado cada vez mais sobre. Afinal, o que são eles?
Prebióticos
Prebióticos são partes não-digeríveis (fibras) de alimentos que estimulam, de forma seletiva, a proliferação das bactérias "boas" no cólon intestinal. Podemos dizer que os prebióticos favorecem a flora intestinal, ou microbiota intestinal. De uma maneira simples, prebióticos são os "alimentos" dos probióticos.
Probióticos
Probióticos são as bactérias "boas", que se alimentam dos prebióticos, e vivem em nosso intestino. Quando elas existem na quantidade adequada, ajudam a equilibrar as funções do intestino, como a absorção de nutrientes, por exemplo. Além disso, quando o intestino está adequadamente povoado por essas bactérias "do bem", ele não precisa lidar com a proliferação dos microorganismos nocivos que, entre outras coisas, prejudicam a imunidade do nosso corpo. A flora intestinal começa a se formar logo que o bebê nasce, e a flora é mais saudável se a criança for alimentada exclusivamente pelo leite materno nos primeiros meses.
Para que serve um probiótico?
O consumo adequado de probióticos serve para manter a flora, ou microbiota, intestinal saudável.
Quais benefícios do probiótico?
São muitos os benefícios da manutenção de uma flora intestinal rica em probióticos. Vamos listar aqui alguns deles. Ao ler os benefícios dos probióticos, repare se você tem algum sintoma que possa indicar desequilíbrio da flora intestinal. Vamos lá?
21/05/2021
Maio Roxo: Doenças Inflamatórias Intestinais, ou DIIDoenças Inflamatórias Intestinais, ou DII
Todos sabemos que o intestino e seu funcionamento impactam diretamente em nossa saúde e bem-estar. É importante ficar alerta a dores e variações, que podem indicar que algo não está bem. Vamos falar das DII, ou Doenças Inflamatórias Intestinais, que podem alterar bastante a rotina dos pacientes.
Durante o mês de maio — o chamado Maio Roxo — a comunidade médica e a sociedade promovem a divulgação da informação para a conscientização a respeito das Doenças Inflamatórias Intestinais, também conhecidas como DII. Em todo o mundo, mais de cinco milhões de pessoas sofrem desses problemas, sendo que cerca de metade sofre de doença de Crohn e cerca da outra metade de retocolite ulcerativa. Mas o que são essas doenças? Esses nomes incomuns escondem sintomas bem comuns. É importante voltar atenções para os sintomas, pois o diagnóstico precoce, como em tantas outras doenças, faz muita diferença para o tratamento.
O que são doenças inflamatórias intestinais?
As DII, ou doenças inflamatórias intestinais, é o nome dado ao grupo de doenças crônicas que, como o próprio nome já indica, correspondem a inflamações no intestino, ou em outras alturas do aparelho digestivo. Essas inflamações podem causar lesões de vários graus. Nos casos mais severos, as DII chegam a causar feridas internas, que são as úlceras. A inflamação é tão severa que pode levar a sangramentos e anemias advindas desse sangramento, e também pela baixa absorção de nutrientes, já que a mucosa intestinal pode ficar comprometida. Aqui vamos citar duas DII, a Doença de Crohn, e a Retocolite Ulcerativa. Vamos lá?
Conteúdo exclusivo para profissionais da saúde cadastrados
Você precisa entrar com sua conta para ter acesso a este conteúdo.
Conteúdo exclusivo para profissionais da saúde cadastrados
Você precisa entrar com sua conta para ter acesso a este conteúdo.