1. Início
  2. Myralis Class
  3. O que é a atrofia vaginal no pós-parto?

O que é a atrofia vaginal no pós-parto?

A atrofia vaginal que acontece no período pós parto é atribuída a um estado de baixas concentrações de estrogênio, situação fisiológica dessa fase, e que pode ser prolongada pela amamentação. A coceira, a secura e a irritação vaginal são queixas comuns associadas a essa alteração e podem fazer com que as mulheres tenham perda de autoestima e redução da libido.

Além desse estado de hipoestrogenismo, a vagina pode sofrer alterações significativas na elasticidade e na lubrificação durante o parto.  Você sabe o que é a atrofia vaginal? Confira este post e tire todas as suas dúvidas!

Sintomas da atrofia vaginal

A atrofia vaginal se caracteriza pela secura vaginal, diminuição da lubrificação, coceira, irritação e ardor na vagina. Além disso, quando falamos de relações sexuais, a atrofia vaginal pode gerar a diminuição da libido, dor e sangramento durante o contato íntimo. Alguns desses sintomas podem ser aliviados com o uso de hidratantes vaginais ou lubrificantes na hora da relação sexual. A atrofia vaginal se manifesta no pós-parto, mas, pela redução da produção do hormônio estrogênio e o aumento da prolactina, pode levar alguns meses para se regular naturalmente.

Como diagnosticar a atrofia vaginal?

O diagnóstico da alteração é confirmado a partir da avaliação dos sintomas e durante a realização do exame físico durante a consulta. O diagnóstico é preferencialmente clínico. Caso haja dúvida em relação ao diagnóstico, são realizadas avaliação do pH e a avaliação da maturação celular no microscópio. Algumas mulheres também relatam desconforto urinário, que pode ser confirmado a partir do exame de urina e cultura para identificar possíveis casos de infecção. Sete em cada dez mulheres sentem alguns dos sintomas da atrofia vaginal. É importante dar atenção aos sinais e sintomas, pois a atrofia vaginal pode ser muito desconfortável e mudar a vida da mulher no pós-parto.

Como tratar a atrofia vaginal?

O uso de hidratantes vaginais e/ou lubrificantes pode ser recomendado para aliviar os sintomas dessa fase, melhorando a qualidade de vida da mulher.  Essas modalidades de tratamento auxiliam na hidratação da mucosa e melhoram a hidratação natural e durante a relação, além de auxiliar na manutenção do pH e prevenção de infecções. 

Regeneração vaginal no pós-parto

Para melhorar o bem-estar e a saúde da mulher no pós-parto, é importante tratar a atrofia vaginal e outros desconfortos que possam surgir nessa fase.

Estudos comprovam que o ácido poliacrílico no tratamento de atrofia vaginal é benéfico para a mucosa, pois promove uma hidratação profunda das paredes da vagina. O ácido poliacrílico se une à água, retendo mais de 60 vezes seu peso em água.

No pós-parto, não deixe de buscar ajuda médica se você tiver um ou mais desses sintomas. É importante garantir qualidade de vida nesse período de amamentação e enquanto o corpo ainda está passando por mudanças expressivas após a gestação.

Agora que você já sabe que a atrofia vaginal é sintoma comum no pós-parto, que tal aproveitar a visita e conhecer um pouco mais sobre o uso de probióticos na gestação? Confira AQUI!

Referência

Florencio-Silva, R.; Simões, R. S.; Girão, J. H. R. C.; Carbonel, A. A. F.; Teixeira, C. P.; Sasso, G. R. S. Tratamento da atrofia vaginal da mulher na pós-menopausa. Reprodução & Climatério. Vol.32. Núm.1. pag 43-47. 2017. DOI: 10.1016/j.recli.2016.08.002 - Veja mais em https://myralis.com.br/artigos/o-que-e-a-atrofia-vaginal-no-pos-parto

ginecologia e obstetricia